Photoarts Gallery online: Todo o nosso acervo no seu monitor

Marcelo Sacco

Marcelo Sacco




Marcelo Sacco tem produzido nos últimos cinco anos imagens que registram suas viagens, às vezes a trabalho, às vezes não. Nas palavras do artista:

"Narrativas do Olhar

A arte através da fotografia é sempre fascinante. Por um lado a pretensa “transcrição literal da realidade” através do registro da imagem, por outro a imediata negação dessa transcrição pela afirmação determinante do olhar.

O olhar sempre é o mais importante, em tudo na vida.

Uma mesma cena de nossa biografia pode ser vista sob o olhar da angústia em um momento, e sob o olhar da libertação em outro.

O exercício de separar, filtrar e arranjar os elementos gráficos que podem traduzir melhor o nosso olhar sobre aquela cena é o que há de mais essencial na fotografia, seja nos registros de guerra de Nick Ut, nas conceituações dadaístas de Man Ray ou nos olhares refletidos e entrecruzados das prostitutas de Brassaï.

Chocar, transgredir, idolatrar, denunciar, espiar, articular, há muitos verbos que podem fazer parte das frases do olhar. Eu prefiro buscar no olhar, frases que remetam ao verbo encantar. Tentar enxergar através da casca agressiva e obsoleta das coisas cotidianas que nos rodeiam para chegar novamente nessa constatação quase infantil de como o mundo pode ser encantador. Tanto nas suas cenas mais oníricas, de ausência da presença humana, quanto onde ela é massiva, na concentração das grandes metrópoles."